Results for 'Welinton Ricardo da Silveira Porto'

1000+ found
Order:
  1.  11
    Abordagem da Pessoa Humana Na Perspectiva Do Cérebro e Seus Limites.Welinton Ricardo da Silveira Porto - 2022 - Filosofia E História da Biologia 17 (2):231-263.
    Este artigo oferece uma concepção da pessoa humana com base nas estruturas e funcionalidades do cérebro e algumas dificuldades advindas de um compromisso ontológico com o materialismo reducionista. Primeiramente, a pessoalidade será tratada sob os aspectos anatômicos, funcionais e cognitivo-comportamentais, procurando identificar alguns elementos para se afirmar a existência de uma pessoa humana. Questões sobre a redução da pessoalidade a entidades ou a processos mais básicos, ou se é possível explicar a pessoalidade por meio do organismo ou mais propriamente pelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  66
    “Como Deus É Ciente em sua Essência Divina”: a Presciência de Deus em Santo Tomás de Aquino e no Livro da Contemplação de Ramon Llull.Ricardo da Costa & Sidney Silveira - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (2):9-34.
    A proposta deste trabalho é analisar a concepção filosófica depresciência em Santo Tomás de Aquino e Ramon Llull, nas obrasSuma Teológicae O Livro da Contemplação. Para isso, discorremos previamente sobre o conceito deciência, base aristotélica tomista. Por fim, apresentamos a tradução de um extrato doLivro da Contemplação, como base documental para a segunda parte do trabalho. The purpose of this article is to analyze the philosophical conception of prescience in St. Thomas Aquinas in the Summa Theologica and Ramon Llull and (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  3.  63
    The aesthetics of the body in the philosophy and art of the Middle Ages: text and image.Ricardo Luiz Silveira da Costa - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):161-178.
    A ideia de beleza - e sua consequente fruição estética - variou conforme as transformações das sociedades humanas, no tempo. Durante a Idade Média, coexistiram diversas concepções de qual era o papel do corpo na hierarquia dos valores estéticos, tanto na Filosofia quanto na Arte. Nossa proposta é apresentar a estética do corpo medieval que alguns filósofos desenvolveram em seus tratados (particularmente Isidoro de Sevilha, Hildegarda de Bingen, João de Salisbury, Bernardo de Claraval e Tomás de Aquino), além de algumas (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  68
    A estética do corpo na filosofia e na arte da Idade Média: texto e imagem.Ricardo Luiz Silveira da Costa - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):161-178.
    A ideia de beleza – e sua consequente fruição estética – variou conforme as transformações das sociedades humanas, no tempo. Durante a Idade Média, coexistiram diversas concepções de qual era o papel do corpo na hierarquia dos valores estéticos, tanto na Filosofia quanto na Arte. Nossa proposta é apresentar a estética do corpo medieval que alguns filósofos desenvolveram em seus tratados (particularmente Isidoro de Sevilha, Hildegarda de Bingen, João de Salisbury, Bernardo de Claraval e Tomás de Aquino), além de algumas (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  18
    Ocio y homosexualidad: un estudio etnográfico sobre el asociativismo deportivo de mujeres, en el contexto de un deporte dicho masculino.Marco Paulo Stigger & Raquel da Silveira - 2010 - Polis: Revista Latinoamericana 26.
    En este estudio se intenta comprender el asociativismo deportivo de mujeres, en el contexto de un deporte dicho masculino; se trata de una investigación etnográfica junto a un equipo de futsal femenino de la ciudad de Porto Alegre, en Brasil. Conducidos por el objetivo de comprender cómo y por qué algunas mujeres se asocian para practicar un deporte socialmente considerado como masculino, constatamos que el asociativismo estudiado se vincula al placer de la práctica deportiva y a la homosexualidad. Identificamos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  19
    Scientific Evolution of Philosophical Concepts of the Origins of Universe and Life.Cristina de Souza Agostini, Isabel Porto da Silveira & Cauê Cardoso Polla - 2021 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 31.
    In order to demonstrate the great importance of Philosophy in the elaboration of current scientific theories, a parallel was drawn between concepts of pre-Socratic Philosophy and current modern theories. Thus, throughout this essay, the convergences between some elaborations developed by philosophers and their reinterpretation from a scientific point of view, supported by the scientific method and the present technological apparatuses, were exposed. In this sense, having as its core the reflection about the atomic theory of Leucippus and Democritus, we investigate (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    O momento da música da diáspora africana.Dener Santos Silveira & José Ricardo Marques Dos Santos - 2018 - Odeere 3 (6):177.
    O presente artigo tem como objetivo analisar o conceito de diáspora e as novas linhas de investigação intelectuais abertas a partir do uso crescente do conceito, em especial, na música da diáspora Africana. Faz uma reflexão sobre o legado da filosofia moderna no processo de esvaziamento da possibilidade reflexiva da música negra, bem como, identifica no marcador da diáspora a condição desestabilizadora de absolutismos nacionais da música no Brasil que foram, diferentemente de outros assentamentos africanos da diáspora, ligados a creolização (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Contação de história: uma análise da escolha de histórias em um recorte de experiências gaúchas.Edgar Roberto Kirchof & Rosa Maria Hessel Silveira - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2).
    Resumo: Palavras-chave Keywords : Children’s literature. Storytelling. Reading. : Literatura infantil. Contação de histórias. Leitura..: Storytelling is considered nowadays a proper strategy to encourage children to develop literary taste and reading and it is therefore being broadly practiced within educational spaces. Within this framework the present article deals with 140 reports on storytelling observation in schools for children’s education and first classes. These reports were carried out in different places in Porto Alegre and its surroundings. It was possible to (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    Contação de história: uma análise da escolha de histórias em um recorte de experiências gaúchas.Edgar Roberto Kirchof & Rosa Maria Hessel Silveira - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):203-214.
    A contação de histórias é considerada, atualmente, uma estratégia adequada para iniciar as crianças no gosto pela leitura, sendo uma atividade generalizada nos espaços educativos. Dentro desse quadro, o artigo discute 140 relatos de observação de contação de histórias na Educação Infantil e anos iniciais, realizadas em espaços da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Assim, observou-se que, malgrado o caráter lúdico das horas do conto � com fantasias, cenários, fantoches �, há nelas uma evidente pedagogização, através de três (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  12
    América Latina entre el macondismo y el moralismo.Ronie Alexsandro Teles da Silveira - 2022 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 43 (127).
    Muchas de las interpretaciones acerca de las relaciones de América Latina (AL) con los procesos de modernización adoptan el macondismo. Esta perspectiva afirma que AL es refrataria a la modernidad en función de su especificidad. Por lo general, los críticos al macondismo adoptan una perspectiva moralista que ratifica que AL no presenta ningún tipo de obstáculo a la modernidad. Así, el fracaso en su implantación en AL se refiere al modo cómo las acciones y políticas se realizan. De parte del (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  17
    Os Defeitos da Crítica Na Filosofia Latino-Americana.Ronie Alexsandro Teles da Silveira - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (157):285.
    Há um esforço de parte da comunidade filosófica latino-americana em realizar uma aproximação com relação ao nosso ambiente cultural. Esse esforço não exige exclusividade na definição de uma agenda filosófica latino-americana, mas permite uma série de alternativas. Na maioria das iniciativas para realizar a aproximação entre a filosofia e a cultura da América Latina tem prevalecido as disposições de afastamento epistemológico que são típicas de uma abordagem crítica. Porém, esta última oculta armadilhas que tendem a inviabilizar os projetos de diálogo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Retrato da enciclopédia hegeliana quando vista do Brasil.Ronie Alexsandro Teles da Silveira - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):167-182.
    Em 2016 comemoram-se os 200 anos de publicação da “Enciclopédia das Ciências Filosóficas” de Hegel. Esta parece ser uma ocasião especial para se poder avaliar a pertinência da “Enciclopédia” para o Brasil. Essa avaliação, aqui elaborada, conduz à percepção de que se a filosofia é pensar o presente, então a “Enciclopédia” não pode ser compreendida como contendo problemas e soluções para o Brasil, mas apenas para a velha Europa. Portanto, nessa ocasião se torna especialmente perceptível a necessidade de se abandonarem (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. A monstruosidade da Vida contempor'nea.Ronie Alexsandro Teles da Silveira - 2017 - Synesis 9 (1):165-179.
    Resumo: Os monstros ocupam um lugar de destaque no ambiente da cultura contemporânea, especialmente no cinema. O objetivo desse artigo é compreender os motivos dessa presença marcante. Em primeiro lugar, podemos observar que os monstros indicam os limites morais e epistemológicos da modernidade. Entretanto, os monstros contemporâneos têm se tornado mais sutis, interiorizando-se ou espiritualizando-se. Podemos notar, então, que eles passaram a representar a potência humana para assumir qualquer vida efetiva – ou a liberdade, entendida como pura indeterminação. Por meio (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  21
    As humanidades no tempo da mercantilização / humanities in the commoditization's time.Ronie Alexsandro Teles da Silveira - 2013 - Synesis 5 (2):167-181.
    Inicialmente, proponho a discussão sobre as justificativas que são fornecidas para o ensino de humanidades. Analiso, em seguida, algumas dessas justificativas a partir de suas raízes filosóficas que julgo remontarem a Aristóteles e a Hegel. Identifico na estratégia enciclopédica desse último, o tipo de argumento mais usual para legitimar o ensino de humanidades ainda hoje. Indico, na seqüência, os motivos pelos quais nenhuma dessas justificativas possui, nos nossos dias, poder de convencimento. Finalmente, utilizando o diagnóstico de Lyotard sobre o mundo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  28
    Metafísica E ideia: A originalidade da concepção tomista em confronto com Spinoza E Hegel.Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira & Thiago Leite Cabrera Pereira da Rosa - 2015 - Synesis 7 (2):1-17.
    As ideias estão em Deus e são compreendidas por seus limites em relação à sua essência ilimitada. A originalidade do ser de Tomás de Aquino pode ser testada se comparada com as múltiplas teorias a respeito da ideia que se desenvolveram ao longo dos séculos na investigação filosófica. Das ideias subsistentes de Platão à ideia como subsistência em Hegel, os percursos aristotélico e tomista revelam-se opções intelectuais moderadas no âmbito gnosiológico, em razão de suas conquistas metafísicas. Deixando de lado os (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  29
    João de santo Tomás, redenção E escatologia.Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira & Sergio de Souza Salles - 2016 - Synesis 8 (1):65-79.
    Que há de novo no pensamento de João como comentador de Santo Tomás de Aquino? Reconhecidamente, sua teoria do signum. Em João de Santo Tomás, a teologia da salvação, calcada em sua teoria filosófica do sinal, mostra um aprofundamento considerável de tal modo que toda a redenção humana pode ser relida pela ótica do sinal. Assim, a encarnação do Verbo, sua atividade taumatúrgica, os sacramentos, e, finalmente, a vida futura são tratados a partir do Verbo-Sinal, ao mesmo tempo como causa (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    O Ensino de Filosofia Ainda É Relevante?Ronie Alexsandro Teles da Silveira - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 19 (19):41-59.
    Há duas maneiras principais pelas quais os filósofos justificaram a importância de sua atividade. A primeira foi entender a Filosofia como responsável pela legitimação de outras formas de conhecimento. A segunda foi entendê-la como a parte mais importante do processo de educação do homem. Entretanto, os valores vigentes na cultura contemporânea privaram essas justificativas do seu sentido e apresentam novos desafios para a relevância da Filosofia.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  17
    Filosofia e Educação como “Modo de vida”: o cuidado de si, do outro e o agradecimento a Asclépio.Carlos Roberto da Silveira, Márcia Aparecia Amador Mascia & Luciana Aparecida Silva de Azeredo - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):279-306.
    Filosofia e Educação como “Modo de vida”: o cuidado de si, do outro e o agradecimento a Asclépio Resumo: Este artigo é parte dos resultados de pesquisas empreendidas no Grupo de Pesquisa GPEFE - Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos e Educação da Universidade São Francisco. As análises partem de referenciais teóricos filosóficos da Antiguidade grega, em especial Platão e avança por entre os contemporâneos como Nietzsche, Foucault, dentre outros, com intuito de perscrutar o enigmático pedido de Sócrates a Críton, quando (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    O Sistema Técnico-Democrático/The technical-democratic system.Ronie Alexsandro Teles da Silveira - 2013 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (7):26-40.
    Possuímos sentimentos divergentes com relação a aspectos do presente: somos otimistas com relação à expansão da democracia e cautelosos com relação à aplicação intensa da técnica. Indago se é possível manter esses dois sentimentos divergentes a partir de uma análise da situação cultural que produziu as noções atuais de natureza e sujeito – os respectivos fundamentos da técnica e da democracia contemporâneas. Constato que o sistema técnico-democrático, do qual essas noções emergiram, impõe uma conexão específica entre a natureza e o (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Os hebdomadários de Severino boécio.Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira - 2011 - Synesis 3 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  4
    Regras de interpretação a partir da leitura realista-normativista de Chiassoni da teoria pura de Hans Kelsen.Rubin Assis da Silveira Souza - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    A hipótese da existência de transições na obra deKelsen tornou-se um dos grandes temas entre os especialistas da sua filosofia e teoria jurídica, especialmente no que se refere ao processo decisório. Dois campos antagônicos formaram-se a partir dessa ideia de ruptura e transição entre suas obras: o normativista (focado nos primeiros trabalhos do autor) versus o realista (fundamentado a partir da segunda edição da Teoria pura do direito e da Teoria geral das normas). Perluigi Chiassoni defende, entretanto, uma leitura realista-normativista (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  21
    A crítica de Adorno à ontologia fundamental de Heidegger a partir da interpretação heideggeriana de Kant.Sara Juliana Pozzer da Silveira - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):366-378.
    Este artigo analisa a crítica de Adorno à ontologia de Heidegger. Para tal, utiliza como leitmotiv a interpretação heideggeriana de Kant. Procuraremos mostrar que para Adorno a edificação da ontologia fundamental a partir da filosofia de Kant é uma interpretação indevida desta. Por fim, procura apontar uma possível saída na filosofia de Adorno para o problema da necessidade de fundamentação do discurso filosófico. Tal saída passa pela constatação da importância da arte para a construção da universalidade na filosofia.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    Em Torno Do Conceito de Arte de Theodor Adorno: Ecos da Dialética Do Esclarecimento Na Teoria Estética.Sara Juliana Pozzer da Silveira - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):347.
    O presente trabalho procura mostrar que apesar das imensas diferenças entre as obras Dialética do Esclarecimento e Teoria Estética, a sofisticada concepção de arte de Theodor Adorno na Teoria Estética deve muito à Dialética do Esclarecimento, ou seja, se realiza a partir de pressupostos desenvolvidos nessa. Por exemplo, um dos pressupostos fundamentais da Dialética do Esclarecimento é que a origem da arte foi o resultado da separação entre a práxis mimética, situada na pré-história, e a práxis cujo núcleo central é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    Culturas indígenas e a ideia de nação brasileira | Indigenous cultures and the idea of a Brazilian nation.Maria de Fátima Souza da Silveira - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):219-238.
    ResumoO Estado brasileiro buscou apagar a diversidade de povos e culturas que caracterizam o país por meio da imposição da ideia de uma "brasilidade homogênea". Para a historiografia “nacional” que surgia após a Independência, o início da história do Brasil significava o fim dos povos indígenas, que “foram excluídos enquanto atores históricos” e “invisibilizados pelos discursos políticos e intelectuais” até a década de 1980, momento em que emergem “como sujeitos de sua história”. Partindo do diálogo entre a historiografia indígena e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  9
    Cultura e Filosofia Latino-Americana no Século XXI.Ronie Alexsandro Teles da Silveira - 2023 - Revista Latinoamericana de Filosofia 49 (1):23-39.
    O problema da especificidade do trabalho filosófico na América Latina é discutido em termos do ambiente cultural do Século XXI. Assim, não se reivindica nesse artigo nenhum gesto de independência com relação à filosofia de matriz europeia. Embora isso seja legítimo, trata-se sempre de um tipo frágil de argumentação, uma crítica externa de pouca capacidade de convencimento. Aqui preferimos defender a necessidade de um ajuste do trabalho filosófico em função da falência dos procedimentos filosóficos tradicionais pela pós-modernidade. Essa nova situação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  20
    Aristote, MacIntyre et le rôle de la norme dans la vie morale.Pablo Da Silveira - 1993 - Revue Philosophique De Louvain 91 (4):548-575.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  36
    Deux conceptions de la neutralité de l’état.Pablo Da Silveira - 1996 - Philosophiques 23 (2):227-251.
    L'auteur part de la définition la plus intuitive du concept de neutralité pour présenter quatre thèses qui se sont révélées comme des acquis du débat. Ces thèses affirment : 1) que la neutralité est un concept politique et non pas moral ; 2) qu'elle vise les justifications de l'action de l'État et non pas ses conséquences ; 3) qu'elle n'oblige pas nécessairement l'État à s'abstenir d'agir ; et 4) qu'elle est avant tout neutralité envers les individus et seulement de manière (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  31
    A produção social da linguagem: uma leitura do texto de Mikhail Bakhtin , Marxismo e filosofia da linguagem.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 1981 - Trans/Form/Ação 4:15-39.
    Diante do problema de fundamentar criticamente a produção semiótica no interior da formação econômica e social capitalista e mesmo da fase inicial de implantação do socialismo, BAKHTIN, ou seu discípulo VOLOCHINOV, discute as proposições da lingüística de tradição saussuriana e do subjetivismo individualista dos vosslerianos e, evitando o mecanicismo pretensamente marxista, propõe o estabelecimento da instância social e ideológica da formação do discurso. Após elaborar os fundamentos gerais da produção social dos signos, detém-se na análise dos discursos indiretos progressivamente elaborados (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  23
    Visibility, solidarity, and empowerment via the internet: A case study of young Portuguese activists.Ricardo Campos & Daniela Ferreira da Silva - 2024 - Communications 49 (2):297-317.
    The last few years have seen the development of a new line of research around the relationship between digital platforms and activism. The influence of the internet and social media on the civic and political engagement of young people in particular has become clear. Digital platforms perform in this regard a set of functions crucial to activism in terms of communication, mobilization, and logistics. These are indispensable tools, especially to young people belonging to informal structures. Digital platforms have also been (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. O barroco gauchesco-missioneiro: reflexões a partir da memória coletiva dos contadores de causos e das paisagens fantásticas missioneiras.Flávio Leonel Abreu da Silveira - 2011 - Topoi: Revista de História 12 (22):137-157.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  26
    Charles Sanders Peirce: ciência enquanto semiótica.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 1989 - Trans/Form/Ação 12:71-83.
    The diagram of sign when applied to the understanding of science gives place to an original correation correlation of abduction or retroduction, deduction and induction. The conjunction of abduction and deduction consists of a general Form of logical possibility. Induction in its turn, establishes, in the long run, the ratio of frequency of the accomplishment of expected consequences of general representations in the universe of facts. As a formal construction, science as semiotics sustains itself even if it has as its (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  32. A evasão fiscal nas relações internacionais E seus reflexos na livre concorrência do Mercado interno.Izadora Mayara Silva da Silveira Rocha - 2014 - Revista Fides 5 (2).
    A EVASÃO FISCAL NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS E SEUS REFLEXOS NA LIVRE CONCORRÊNCIA DO MERCADO INTERNO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  28
    Análise semiótica da diagnose médica.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 2005 - Cognitio 6 (1):94-101.
    A diagnose médica, considerada de um ponto de vista semiótico, consiste num complexo processo dialógico entre médico e paciente. Ambos desempenham papéis essenciais no estabelecimento de hipóteses diagnósticas sugestivas. E isso por meio de um diagrama em que as categorias fenomenológicas, propostas por Peirce, funcionam como vetores caracterizando as diversas atividades e experiências que compõem o processo. O processo em sua inteireza é bastante longo, embora possa ser abreviado em razão ou da urgência de se determinar a conduta terapêutica ou (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. O princípio da moralidade na administração pública E a matização da distinção entre direito E moral.Lucas Cabral da Silveira & Manoel Nicolau da Silva Júnior - 2013 - Revista Fides 4 (1):129-146.
    O PRINCÍPIO DA MORALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A MATIZAÇÃO DA DISTINÇÃO ENTRE DIREITO E MORAL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  20
    Em busca dos fundamentos da universidade e da necessidade da semiótica e do pragmatismo de CS Peirce.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 2000 - Cognitio 1:117-126.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  9
    Para uma crítica do poder.Denise Narli da Silveira - 2023 - Controvérsia 19 (2):50-68.
    Este artigo procura traçar relações entre conceitos fundamentais da obra de Walter Benjamin e o pensamento de Giorgio Agamben. Sem pretender esgotar os vínculos entre os dois autores, propomos abordar noções e categorias de Benjamin para compreender suas influências no pensamento de Agamben. Lançando luz sobre essas influências, nosso desafio foi identificar algumas ideias na obra de W. Benjamin que pudessem designar o filósofo alemão como fonte de inspiração para a crítica ao poder e à violência desenvolvida pelo pensador italiano. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  19
    Pelas franjas dos santuários: turismo, fé e religião em flashes etnográficos.Emerson José Sena da Silveira - 2018 - Horizonte 16 (49):136-165.
    Neste artigo discute-se a relação entre turismo, fé e religião em torno dos santuários, a partir de três vivências etnográficas revisitadas em forma de flashes multissituados, com revisão bibliográfica parcial. O santuário, em sentido lato, abarca um núcleo central e uma extensa franja, espaciais e simbólicos. Entre o centro e a periferia estendem-se gradações, continuidades e descontinuidades. O santuário, desta forma, é compreendido neste artigo mais por suas sombras e simulacros do que por sua luminosa presença e esplendor, mais pela (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  14
    Entre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formaç'o humana.Marli Teresinha Silva da Silveira, Raísla Girardi Rodrigues & Angelo Vitorio Cenci - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):819-852.
    Entre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana Resumo: O artigo visa aproximar a abordagem da psicologia social de Mead e a perspectiva fenomenológico-existencial de Martin Heidegger da noção de interioridade desdobrada. Tal aproximação permite sustentar que há uma radical e inseparável reciprocidade entre homem/mulher e mundo. A radicalidade de tal reciprocidade suplanta a dicotomia interioridade e exterioridade, reaproximando o corpo do tempo, lugar mesmo da abertura existencial humana. Apresenta-se a noção de “self” como processo e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  14
    Mimese, idiossincrasia e indústria cultural.Sara Juliana Pozzer Da Silveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e32363.
    Ao tratar de diferentes aspectos do conceito de mimese na estética de Theodor Adorno, o artigo busca evidenciar a permanência do que Adorno designou como mimese primitiva ou originária na sociedade contemporânea. A análise do conceito de idiossincrasia servirá para mostrar esta permanência e, ao mesmo tempo, o seu reforço pela indústria cultural. Como contraponto a essa faceta do conceito de mimese, trataremos da mimese nos âmbitos científico, filosófico e no que Adorno considera obra de arte autêntica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. A Aprendizagem como Semiose.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 2003 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 5 (1):p - 89.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  17
    A comunicação de um ponto de vista pragmaticista.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 2001 - Cognitio 2:203-212.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  30
    Acaso, existência e lei num universo em evolução.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 2000 - Cognitio 1:127-137.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Caminhos do espírito.Tasso da Silveira - 1957 - Rio de Janeiro,: GRD Edições; distribuição da Livraria Clássica Brasileira.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  25
    Del Rawls kantiano al Rawls humeano: Una hipótesis de lectura.Pablo Da Silveira - 1997 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 15:71-82.
    El Rawls de A Theory of Justice era inequívocamente kantiano, en el sentido de que aspiraba a enunciar principios de justicia con pretensión de universalidad a partir de una reconstrucción de ciertas características consideradas constitutivas del agente moral. A partir de las Dewey Lectures de 1980 se inicia un progresivo alejamiento de Kant que culmina con la publicación, en 1993, de Political Liberalism . La pregunta de la que se ocupa este artículo es: ¿en qué clase de filósofo se ha (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45. Encontro com o infinito.Carlos da Silveira - 1971 - Rio de Janeiro,: Gráfica Olímpica Editôra.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Las representaciones mediáticas en la actualización de la memoria.Ada Cristina Machado da Silveira - 2002 - Utopía y Praxis Latinoamericana: Revista Internacional de Filosofía Iberoamericana y Teoría Social 17:109-120.
    Una forma determinante en la actualidad de fijar y difundir la memoria ocurre a través de las representaciones mediáticas. Las representaciones son formaciones culturales sintéticas, abstracciones complejas que actúan bajo opciones determinadas. La recogida y selección de objetos y sus imágenes, habitualmente desechados a lo que se considera la memoria, establecen los mecanismos desde los cuales se elabora la concreción de las representaciones. Por detrás del lastre sobre el cual reposa lo efímero de aquellas producciones culturales abarcadas por el neologismo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Liberalismo y educación pública.Pablo da Silveira - 1998 - Diálogo Filosófico 42:377-390.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Liberalismo y neutralidad del estado.Pablo da Silveira - 1998 - Diálogo Filosófico 42:341-346.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  24
    O Hegelianismo Visto por Peirce.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 2004 - Cognitio 5 (1):84-99.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  14
    Observe-se o fenômeno: forma e realidade na semiótica de Peirce.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 2004 - Cognitio 5 (2):72-77.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000